Conheça um pouco sobre de Guarapari

Com mais de vinte praias e bons locais de mergulho, Guarapari figura entre os destinos mais importantes do Espírito Santo

A cidade de Guarapari tem sua origem no século 16, quando o padre José de Anchieta percorreu a Capitania do Espírito Santo com o intuito de formar novas aldeias que serviriam como base para a catequese dos índios goitacazes. A fundação ocorreu em 1585, quando Anchieta determinou a construção de uma capela para abrigar padres em missão. O nome escolhido foi Aldeia do Rio Verde ou Santa Maria de Guaraparim.

Em 1891, Guarapari deixou de ser vila para se tornar um município. Isto não garantiu o desenvolvimento imediato da cidade, que era de difícil acesso e contava com algumas centenas de construções rudimentares até o início do século 20. O destino do lugar mudou radicalmente a partir dos anos 1960, quando se propagaram as informações de que as areias da região possuíam um grau de radioatividade com efeitos terapêuticos. A areia preta, ou monazítica, passou a ser utilizada então como tratamento alternativo de reumatismo, artrite, alergia, problemas gástricos e digestivos, além de vários outros –mesmo sem comprovação científica adequada.

As melhores praias do ES.
As melhores praias do ES.

Logo a “Cidade Saúde” passou a receber um grande fluxo de visitantes e moradores em potencial de todos os cantos do Brasil e do mundo, ganhando grande impulso para o desenvolvimento. Hoje o município conta com cerca de cem mil habitantes e é um dos destinos turísticos mais importantes do Espírito Santo, referência em shows, festas e eventos no verão.

Na alta temporada, suas ruas e praias ficam lotadas de turistas –principalmente originados de Minas Gerais– e sua população quase triplica, impulsionando a economia local e toda a indústria de turismo do Estado. Tal inchaço tem também seus inconvenientes, evidenciando alguns problemas estruturais e logísticos, como falta de água em determinadas regiões e grandes congestionamentos.

Embora possua distritos em regiões serranas do Estado, o ponto alto de Guarapari é seu litoral. São mais de vinte praias com características bastante peculiares, muitas ideais para práticas esportivas.

Praia das Castanheiras uns dos locais mais visitados do município.
Praia das Castanheiras uns dos locais mais visitados do município.

É essencial provar a moqueca capixaba, a caranguejada e a Torta Capixaba. Várias bancas e lojas ao longo das estradas vendem panelas de barro, peças entalhadas de madeira e objetos feitos com vime e taquara.

Pela localização, praias como a da Praia do Morro, Castanheiras e Areia Preta ficam cheias sempre, graças aos seus arredores que concentram grande número de estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, farmácias, bancos, postos de gasolina e supermercados. São lugares ideais para aqueles que desejam ficar perto de tudo, ainda mais no verão, quando o trânsito se torna caótico.

A região de Nova Guarapari, também chamada de Enseada Azul, foi tomada ao longo dos anos por residências de veraneio e se tornou um dos locais mais badalados do Estado durante a alta temporada.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *