Como ter uma aposentadoria na praia?

Sempre que passamos uma temporada na praia pensamos: isso que é vida, como seria bom poder curtir a aposentadoria na praia! Mas, o que fazer para isso se tornar realidade?

Seja qual for o local onde vamos viver como aposentados, precisamos nos preparar para esse momento. Sendo assim, por que não aproveitar a aposentadoria em uma bela praia? Afinal, o nosso país é conhecido por seu extenso e belo litoral, capaz de atender a todos os gostos.

Quer saber por onde começar a planejar a sua aposentadoria na praia em Guarapari-ES? Então, não perca as informações que preparamos para ajudá-lo nessa conquista!

Quanto custa viver na praia?

Cada região da costa brasileira apresenta seus encantos. A sua escolha, então, vai depender das suas necessidades e do estilo de vida que você procura.

Dessa forma, quem gosta de muito sol e calor intenso, vai encontrar boas opções no nordeste brasileiro. Nessa região, assim como em todo lugar, o custo de vida varia de acordo com a localização e a infraestrutura oferecida.

Já quem mora no centro-sul e deseja encontrar um belo recanto mais próximo aos familiares, tem inúmeras opções, como, por exemplo, as lindas praias de Guarapari-ES.

A vantagem das praias de Guarapari-ES, são as mais belas praias como: Praia do Morro, Praia das Castanheiras, Bacutia e Nova Guarapari cada uma com sua particularidade e belezas naturais, e o no Centro de Guarapari, recheada de belas praias e perto de tudo veja mais aqui.

Feita a escolha da região, deve-se considerar o custo de vida geral, como alimentação, medicamentos, entretenimento, combustível, contas mensais e transporte público.

Além desses gastos, outros itens devem ser considerados, pois podem impactar o orçamento familiar. Confira alguns deles!

Aposentador na praia pode trazer vários benefício.
Aposentador na praia pode trazer vários benefício.

Moradia

Como já foi dito, o preço dos imóveis na praia depende da localização e dos benefícios oferecidos pelo lugar. É fato que todos desejam a comodidade de residir em uma praia que conta com uma boa oferta de serviços que facilitam a vida.

Todos procuram, ainda, ótimas opções de entretenimento e gastronomia, além de segurança e tranquilidade. E, certamente, você também vai querer tudo isso.

Então, comece desde já estudar as possibilidades de um bom investimento imobiliário para esse propósito.

Assistência médica

Às vezes, no entusiasmo de encontrar um paraíso para morar, nos esquecemos de conferir a existência de algumas características importantes, como a facilidade de acesso a uma boa rede médico-hospitalar. Afinal, para aproveitar bem a vida na melhor idade, é preciso estar com a saúde em dia.

Por isso, na hora de planejar sua aposentadoria na praia, leve em conta também quanto vai precisar investir para ter acesso a uma boa assistência médica.

Segurança

Aposentadoria deve ser sinônima de paz e tranquilidade. Dito isso, é importante encontrar uma cidade segura, onde seja possível caminhar ou pedalar, sem medo. Caso contrário, o custo para proteger a sua vida e o seu patrimônio pode consumir uma boa parte da sua aposentadoria.

Visita aos familiares

Mesmo vivendo a aposentadoria dos sonhos, certamente você vai querer visitar e receber os familiares, como filhos e netos, dos quais vai sentir saudades. Já pensou nas despesas que todos terão com viagens se você for morar em uma praia muito distante?

Quais são os benefícios de viver no litoral?

Alguns estudos, como o feito pela Universidade de Exeter (Inglaterra), afirmam que viver em região de litoral ajuda a melhorar a saúde das pessoas. O ambiente de praia é propício à prática de exercícios físicos, e esse hábito faz muito bem à saúde.

Quem não se sente animado e feliz após uma bela caminhada ou pedalada à beira-mar? Além disso, a beleza da paisagem praiana faz com que o indivíduo relaxe e sinta paz e bem-estar.

Imagine, então, a qualidade de vida de quem vive em uma praia, que além de um belo visual, ofereça tudo que é preciso para viver bem! Quer melhor benefício do que se divertir em segurança e paz a qualquer hora? Conheça mais benefícios de morar em algumas das praias de Guarapari, como por exemplo na Praia do Morro, Praia dos Namorados, Castanheiras, Bacutia, Três Praias, Nova Guarapari dentre outras, aqui.

Como planejar a aposentadoria na praia?

Sempre que um especialista em aposentadoria fala sobre esse assunto, ouvimos a mesma recomendação: deve-se começar a planejar a aposentadoria com muita antecedência. Fazendo isso, será possível manter o nível de vida ao qual está acostumado.

Pensando em ajudar nessa conquista, separamos algumas dicas de como planejar uma aposentadoria na praia tranquila e digna. Confira!

Poupe a cada mês

É importante administrar bem o orçamento mensal, a fim de viver de acordo com o que seu salário comporta. Além disso, é necessário criar um fundo e destiná-lo, exclusivamente, para a aposentadoria. Feito isso, comprometa-se a poupar mensalmente uma quantia para abastecer essa conta.

Contribua sempre com o INSS

Mesmo quem trabalha como autônomo deve contribuir com o INSS. Lembre-se de que o tempo passa rápido e, de repente, chegamos a melhor idade. Portanto, é preciso ter muita disciplina e o objetivo claro de garantir a segurança de uma aposentadoria no tempo certo.

Pense sobre um plano de aposentadoria privada

Se for possível, essa é uma boa opção para completar a aposentadoria tradicional e permitir a manutenção de seu nível de vida. Pesquise bem no mercado e eleja o plano que apresentar maior rendimento e solidez.

Aposte em investimentos para não depender só da previdência

Além das contribuições específicas para a aposentadoria, sempre vale a pena aproveitar as oportunidades de fazer um bom investimento, para a valorização do seu dinheiro. Financiamento Bancário pela Caixa Econômica.

Algumas aplicações financeiras oferecem uma boa rentabilidade. Vale a pena se informar sobre a segurança desse investimento e eleger o que for mais seguro e eficiente.

Outra excelente forma de garantir conforto e comodidade no futuro é o investimento em imóveis. Isso porque, geralmente, eles tendem a valorizar cada vez mais e você aumentar a sua renda atual, alugando o imóvel, quando for conveniente.

Se você já frequenta alguma praia, onde adora passar as férias com os amigos e a família, pense na possibilidade de adquirir um imóvel nesse local e verá que o custo-benefício desse investimento é compensador.

Com essa aquisição, todos podem desfrutar melhor das temporadas no litoral. E quando a sua merecida aposentadoria chegar, você já possuirá uma casa organizada e acolhedora a sua espera.

Viu como é possível viver a aposentadoria na praia? Vale lembrar que todo o esforço e determinação são válidos a fim de tornar esse sonho realidade.

E aí, gostou das nossas informações e dicas e quer colocá-las logo em prática? Então, leia o nosso post sobre como funciona o financiamento de imóvel na praia e comece a cuidar do seu futuro o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *